Fones de ouvido podem levar à surdez

Fones de ouvido podem levar à surdez

Segundo especialistas, o uso excessivo do fone de ouvido e em alto volume, hábito está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens, pode causar, a médio prazo, sérios problemas de saúde, podendo resultar em perda auditiva leve ou, em casos mais graves, em surdez.

Felizmente, o uso do fone não é somente prejudicial. Desde que utilizado na medida certa, ele pode trazer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. O fone é um excelente aliado para te ajudar a relaxar em momentos de estresse no trabalho ou para aumentar seu pique na hora da malhação. Ele só passa a ser prejudicial quando ele ultrapassa os níveis saudáveis para o aparelho auditivo. Quando a medida de som – o decibel – vai além dos 80 é hora de começar a ficar alerta. A altura recomendada é a metade do volume máximo emitido pelo aparelho. Uma dica prática é perguntar às pessoas próximas se estão escutando o som que sai pelo seu fone de ouvido. Se sim, é melhor baixar o volume.

Segundo a sociedade Brasileira de Otologia, a 85 decibéis, o tempo máximo de exposição por dia é de oito horas. Conforme o volume aumenta, o tempo de exposição tem de ser reduzido. A 115 decibéis, por exemplo, que seria ficar na balada perto da caixa de som, a exposição não deve ultrapassar os sete minutos.

Um dos mitos em relação ao fone de ouvido é que o fone de inserção (pequeno colocado dentro da orelha) seria pior que o de oclusão (externo). Na verdade os dois são prejudiciais, sendo que os menores, por estarem em contato direto com o canal auditivo, podem agredir mais, porém tudo depende da equação formada pelo tempo de exposição e a altura do som, se a soma for negativa, ambos farão mal.

SINTOMAS

Um dos primeiros sintomas de que algo não vai bem com o aparelho auditivo é o tinnitus, o conhecido – e chato – zunido. Se você tem problemas para escutar o que alguém diz, em um tom normal de voz, estando em um ambiente com pouco ruído, é aconselhável diminuir imediatamente a intensidade do uso do fone e procurar um fonoaudiólogo ou otorrino.

Para proteger o ouvido bastam alguns cuidados simples como deixar o volume do tocador na metade do volume máximo do aparelho, ficar sempre atenta para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao seu redor. Evitar ficar por muitas horas seguidas ouvindo música com os fones de ouvido. E o mais importante, procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição.

Fonte: Sociedade Brasileira de Otologia – Diário Online (http://www.sbotologia.org.br/detalhe-noticia/217/fones-de-ouvido-podem-levar-a-surdez)

Add Comment