Cirurgias Antiglaucomatosas
Oftalmologia

Trata-se da cirurgia dos olhos que tem como objetivo a drenagem e a diminuição da pressão intraocular (principal fator de risco para o glaucoma), evitando assim lesões graves ao nervo óptico.

Quando não há um controle adequado da doença (glaucoma) com o uso de colírios, ou os mesmos não são tolerados pelo paciente. O procedimento tem como objetivo a redução da pressão intraocular e a prevenção da perda irreversível da visão pelo dano ao nervo óptico.

Procedimentos: podem ser realizados diversos procedimentos. A trabeculectomia consiste na criação de uma fistula para drenagem do líquido interno do globo ocular (humor aquoso), direcionando-o para uma bolha externa. Desta forma, o excesso de líquido é lentamente escoado pela válvula quando a pressão atinge níveis acima do ideal. Podem ser utilizados implantes associados a trabeculotomia a fim de se obter melhores resultados. Outro procedimento é o implante de uma prótese, com uma válvula de drenagem, que é posicionada sob a conjuntiva. Essa válvula se abre quando a pressão ultrapassa um nível ideal.

Temos a válvula de Ahmed, como exemplo, da mais utilizada atualmente. A aplicação de laser sobre o sistema de drenagem intra-ocular (trabeculado) também pode oferecer bom controle da pressão intra-ocular em casos selecionados, procedimento conhecido como trabeculoplastia.

Todo procedimento cirúrgico está sujeito a adversidades como inflamação, infecção e particularidades quanto a obtenção do resultado desejado; havendo, em alguns casos, a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos complementares.

Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessária. Cada indicação cirúrgica deve ser discutida até que todas as dúvidas sejam esclarecidas pelo seu oftalmologista.

Add Comment