Cirurgias Miopia
Oftalmologia

É um dos mais frequentes problemas de refração e afeta a visão a distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.

O problema pode ter origem quando o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta. Dentre vários sintomas, a visão fica embaçada a distância, ocorre a dificuldade para identificar objetos afastados, assistir filmes com legendas, dirigir automóveis, entre outros.

A miopia pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes divergentes), lentes de contato ou cirurgia.

Para diagnosticar existem vários exames, dentre eles: teste de acuidade visual, tonometria e mapeamento de retina. O teste de acuidade visual mede a visão a distancia. Na tonometria, um instrumento mede a pressão intra-ocular. No mapeamento de retina, toda a retina é examinada, pois nos míopes há maiores chances de alteração na periferia da retina, devido ao aumento do globo ocular.

A cirurgia refrativa é a intervenção dos olhos mais conhecida. Através do excimer laser, modela suavemente a superfície central da córnea, modificando sua curvatura.

Cirurgias Hipermetropia
Oftalmologia

A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos. Como causas principais é quando o globo ocular possui menor comprimento ou devido a córnea ou cristalino possuírem uma menor curvatura.

Dentre vários sintomas, visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.

A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.

Para diagnosticar existem vários exames, dentre eles: teste de acuidade visual e tonometria. O teste de acuidade visual mede visão em várias distâncias. Na tonometria, um instrumento mede a pressão intra-ocular. Descartando-se aumento da pressão, o exame de mapeamento de retina pode ser realizado.

A cirurgia refrativa é a intervenção dos olhos mais conhecida. Através do excimer laser, é possível modelar suavemente a superfície da periferia da córnea, modificando sua curvatura.

Cirurgias de Astigmatismo
Oftalmologia

É uma alteração ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina. Pode estar associada à miopia e à hipermetropia.

Como decorre da diferença de curvatura nos meridianos principais da córnea ou cristalino que resultam em diferentes profundidades de foco, o astigmatismo distorce a visão tanto de longe quanto perto. Dentre vários sintomas, a imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).

O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de óculos (lentes cilíndricas), lentes de contato (gelatinosas tóricas ou lentes rígidas) ou cirurgia. Para diagnosticar existem vários exames, dentre eles: teste de acuidade visual, tonometria, mapeamento de retina e a ceratoscopia computadorizada. O teste de acuidade visual mede a visão a distancia. Na tonometria, um instrumento mede a pressão intra-ocular. No mapeamento de retina, toda a retina é examinada. A ceratoscopia computadorizada avalia o tipo de astigmatismo, sua simetria e regularidade.

Na cirurgia, através do excimer laser, é remodelada suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura em diferentes eixos para corrigir os erros como a Miopia, a Hipermetropia e o Astigmatismo.

Add Comment