Todo cuidado com os olhos!
Oftalmologia

A manutenção de um dos nossos sentidos mais apurados, responsável por grande parte da nossa relação com o meio ambiente, depende diretamente dos cuidados dispendidos no dia a dia. O desconhecimento do perigo que alguns produtos químicos representa, a falta de equipamentos de proteção em ambientes de trabalho e, até mesmo, o descuido com um simples objeto pontiagudo podem causar desde lesões oculares com pouca importância até uma cegueira irreversível. Portanto, tratando-se de acidentes com os olhos, o melhor remédio sempre é a prevenção.

Acidentes oculares no trabalho
Estes acidentes são ocasionados pela falta de proteção eficiente, iluminação ou ventilação inadequadas, tal como, imprudência no manuseio de materiais ou equipamentos de trabalho. Seja precavido e use o equipamento de proteção pertinente à sua atividade e não exponha seus olhos às possíveis ameaças do seu ambiente de trabalho.

Também é recomendado que a cada 1h a 1h30, a pessoa que trabalha com o uso contínuo de computadores levante-se e faça outa coisa para descansar os olhos. Uma pausa de 5 minutos já é suficiente para evitar irritações e que os olhos sequem.

Acidentes oculares domésticos

– Queimaduras químicas

Acontecem quando um produto entre em contato direto com os olhos, por exemplo, acidentes com cloro usado em piscinas, colas, tintas, produtos de limpeza, entre outros. As queimaduras químicas causam muita dor e podem trazer sérios danos para os tecidos oculares. Por isso, requerem atendimento médico imediato.

Como socorrer: imediatamente após o contato com o produto químico, lavar os olhos com água corrente por, pelo menos, 20 minutos. Logo depois, deve-se procurar um oftalmologista, se possível, com o nome da substância que atingiu o olho.

– Queimadura térmica

Esta lesão é causada através do contato direto dos olhos com fontes de frio e calor. Neste caso, normalmente, as pálpebras são mais lesionadas que o globo ocular. O problema é que as pálpebras queimadas sofrem retração, reduzindo a proteção dos olhos.

Como socorrer: Procurar um oftalmologista com urgência, após lavar os olhos com água corrente.

– Queimadura por solda elétrica

Lidar com solda exige cuidado, visto que fixar os olhos na luz produzida pela solda, sem o uso de óculos de proteção pode provocar queimadura. Seus sintomas não são sentidos instantaneamente, mas podem causar muito desconforto como, extrema sensibilidade à luz, dor intensa, lacrimejamento e vermelhidão que aparecem até 12 horas após a exposição.

Como socorrer: consulte um oftalmologista pare prescrição do tratamento mais apropriado.

– Corpo estranho

A gravidade da lesão está relacionada com a velocidade com que o corpo estranho entra em contato com os olhos, com o ponto em que ele atinge e o tipo de substância como, farpas, galhos, estilhaços, pregos, entre outras. Este tipo de acidentes pode causar desde uma irritação até uma lesão ocular permanente.

Como socorrer: não tente retirar o corpo estranho sozinho. Deixe este trabalho para o oftalmologista!

– Contusão, laceração e perfuração do globo ocular

As contusões podem ocorrer durante um acidente de trânsito, uma briga, ou até mesmo, durante a prática de exercícios. Já as lacerações e as perfurações, habitualmente, são ocasionadas por impactos contra objetos cortantes ou ataque de animais. Por isso, é extremamente importante utilizar o cinto de segurança no carro e para quem anda de moto, utilizar o capacete com a viseira sempre abaixada.

Como socorrer: é indispensável o atendimento oftalmológico imediato.

Prevenção de acidentes

Cuidados em casa:
– A panela deve ser mantida tampada e com o cabo virado para dentro;
– Os produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance das crianças. Assim como, os medicamentos que não devem ser aplicados sem prescrição médica ou em doses diferentes do que foi recomendado pelo médico;
– As plantas pontiagudas e espinhosas também representam perigo de ferir os olhos. Já as que soltam líquido leitoso podem causar irritação ao atingir os olhos;
– Os animais podem bicar, arranhar ou morder a região dos olhos, por isso, é preciso orientar as crianças a terem cuidado ao brincar com eles e, claro, lavar as mãos após as brincadeiras.
– Use óculos de proteção ao realizar atividades aquáticas.
– Evite o hábito de coçar repetidamente os olhos, pois pode facilitar o surgimento de infecções e desencadear algumas doenças nos olhos.

Tenha sempre em mente que os olhos são estruturas muito delicadas e devem ser protegidos dentro e fora de casa. Aposte nas dicas citadas aqui e consulte sempre seu oftalmologista.

Dicas para os primeiros socorros oculares
– Todo e qualquer caso de acidentes com os olhos devem ser conduzidos imediatamente a um atendimento oftalmológico de urgência.
– Em caso de contato com produto químico, lave os olhos com água limpa em abundância, mas mantenha-se atento a qualquer suspeita de perfuração. Neste caso, a lavagem não é recomendada.
– Até que o oftalmologista tenha avaliado a extensão da lesão, evite a compressão do globo ocular.
– Não aplique soluções caseiras ou mexa no olho vitimado.
– Os colírios para alívio da dor ou irritação só devem ser utilizados se prescritos por um médico oftalmologista.

Lembre-se que estas são apenas medidas paliativas. Nada substitui uma avaliação médica, apenas um profissional pode dimensionar corretamente a lesão e indicar cuidados para evitar complicações no futuro. Procure seu oftalmologista.

Add Comment